A polêmica das casas populares

O sonho da casa própria permeia a vida de todo cidadão que vê além de um lugar para morar com dignidade, fugir dos aluguéis que como  todos dizem é um dinheiro que vai e não volta.
Na nossa cidade, além de existirem muitas pessoas que não tem a sua e de pendem da locação, se encontraram após a demanda gerada nos últimos anos pela enorme procura de imóveis por pessoas migrantes de outros municípios, em situação inflacionária dos valores cobrados por esses aluguéis .
Aos poucos e paulatinamente os valores atingiram cifras jamais imaginadas para um imóvel básico na cidade, e a falta de imóveis novos tornou os preços ainda maiores.
Com a criação do plano do governo Federal  Minha Casa Minha Vida , o Minha Casa Paulista do governo Estadual  e os financiamentos da CDHU também do governo Paulista, as expectativas de que as demandas do povo guareiense e dos migrantes aqui instalados pudessem ser atendidas  e se ver uma luz no fim do túnel para o problema da habitação aumentaram.
Porem as exigências de cada plano habitacional trazem no seu bojo requisitos próprios  a serem preenchidos para se adquirir a unidade habitacional,  mas todos eles visam comtemplar a população mais carente de cada cidade.
Os interessados como em um concurso público, se inscrevem e apresentam suas qualificações, entretanto tudo dependerá de um sorteio preliminar seguido de análise do preenchimento dos requisitos para a lavratura do contrato final de financiamento .
As autoridades municipais devem sempre esclarecer as regras de cada projeto habitacional a seus cidadãos, detalhando seu funcionamento e esclarecendo principalmente sua participação quando o mesmo for de origem da esfera Federal ou Estadual, assim como as vezes da esfera Municipal que também pode ocorrer se assim houver um projeto.

Os cuidados que se devem ter é de não se politizar ou polemizar quando os mesmos ocorrem na cidade; os sorteios e entregas  seguem um rito legal , formal e disciplinado em etapas, uma vez que o cidadão naturalmente observará atento a tudo que estes disserem e seus desdobramentos ; por isso não se devem tratá-los como se estivessem consumados antes de chegarem ao seu final e terem seus contemplados oficializados. 

Nenhum comentário: