Guareí e a educação


Não vamos repetir aqui a ladainha de que educação é o único caminho para ao desenvolvimento de um povo, porque todo mundo já entendeu isso,mas a dificuldade que se tem no Brasil é de se colocar isso em prática em qualquer uma das esferas de governo, estabelecem-se prioridades que não a educação em obras de tiro curto que propiciam mais votos  a curto prazo.
Por outro lado, quando se decide fazer as coisas no sentido da implementação de melhores políticas públicas para um desenvolvimento do setor de ensino e aprimoramento das práticas de educação, o andar da carruagem dos meios adotados são também os mesmos de outro setores como a construção de estradas por exemplo que enquanto o caminhão despeja o asfalto, uma máquina já vem alisando atrás, a obra se conclui em minutos.
Ocorre que na educação o projetos demandam maior prazo e maior detalhamento, ai se incluindo a realização de obras onde se desenvolverão as aulas dos alunos.
Na moderna política pública mundial de educação, os meios para o bom desenvolvimento passa por etapas e métodos poucos conhecidos em terras brasileiras.
Em países que atingiram a excelência em educação a escola se dá em período integral, com diversas matérias se interligando propiciando em prédios construídos de forma a consagrar a educação humanizada  e a proximidade com a natureza, onde alunos, professores e pais se comunicam e se orientam em uníssono para a educação de qualidade.
O ambiente escolar geralmente ocorre em escolas de pequeno a médio porte, visando essa aproximação entre as partes interessadas, onde se verifica o afastamento da construção de prédios onde se reúnem milhares de estudantes  e professores  e demais profissionais do ramo, que assim o são construídos em nosso Pais de forma  a concentrar e aproveitar a mão de obra disponível em um só local.
Fazendo uma abordagem local em nossa cidade, observamos a interdição do prédio municipal onde se desenvolvem a educação das crianças guareienses.
O edifício em questão foi edificado nos padrões escolares brasileiros, visando atender um grande número de pessoas, o que poderia ter sido diferente se se buscasse a confecção de prédios menores nos moldes citados anteriormente buscando atingir os objetivos também já citados.
A administração tem em suas mãos  a oportunidade de direcionar uma reforma no prédio interditado para outros fins, tais como a instalação do paço municipal e seus departamentos ou da Vara Distrital do Poder Judiciário que urge seu funcionamento em nossa cidade.
Ato contínuo passariam a construção de escolas de menor porte e mais humanizadas, mais próxima do ser humano que é o aluno em sua melhor fase de aprendizagem escolar e de aprendizagem  de seu comportamento e relacionamento social para toda a vida, onde além das matérias curriculares aplicadas, se teriam áreas de lazer e atividades extracurriculares  para o aluno e para toda a sua família, tudo focado na formação do ser humano e cidadão em sua plenitude.

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