Geração cibernética

As redes sociais, como meio de acesso e comunicação coletiva, cada vez mais, vem sendo usadas pela população como meio de propagação de idéias, desejos, estado de espírito e muita das vezes auxiliando inclusive a pessoas a se manterem informadas sobre parentes e amigos, fazer novas amizades, e no bem-estar físico e pessoal.
Entretanto a mesma estrada que leva ao patamar de integração jamais visto na história da humanidade também vem servindo de caminho para propagação do ódio seja ele racial; social e com mais ênfase no caso de nosso Pais no segmento da política.
As manifestações confrontam tanto o governo Federal, os Estaduais e os Municipais, passando de simples comentários a acusações veementes no tocante as condutas de seus governantes.
Mandatos legítimos, de direita ou de esquerda, na esfera federal estadual ou municipal concedidos por uma maioria de cidadãos e com base legal no sistema eleitoral brasileiro, vem sendo questionados.
Como caras pintadas virtuais as manifestações on line são próprias do regime democrático e em tempos de internet acessível, o volume de pessoas é muito maior do que qualquer evento feito na rua, uma vez que todos podem se manifestar do conforto de seus lares sobre os mais variados temas políticos.
Entretanto a legitimidade das manifestações de cada cidadão passa por triagens legais que podem repercutir nas esferas legais da sua conduta, que deve aferir em suas observações a ponderação e a sensatez sem ultrapassar os limites da lei no tocante a calúnia, injuria e difamação injustas.
Cada vez mais casos desembocam na justiça cível com pessoas em busca de reparos morais e materiais por agressões lançadas nas redes sociais no calor da emoção e no anonimato por vezes de uma tela de computador ou smartfone.
Da mesma forma a esfera criminal da justiça esta atenta a todo tipo de conduta que possa ser tipificada como crime devendo os internautas estarem atentos ao que publicam em suas redes sociais.

Nenhum comentário: